Wilson soberano, zaga definida e improvisos: o raio-x do Coritiba na Série B

Em 11 jogos, Coritiba roda elenco, improvisa nas laterais e promove garotos da base, mas não definiu ataque ideal. Confira o levantamento

Guilherme Parede é o reserva mais acionado no Coritiba na Série B - e também o artilheiro do time na temporada

O Coritiba usou as 11 primeiras partidas da Série B para rodar o elenco, definir donos de posições, promover garotos da base e até improvisar peças. Porém, o técnico Eduardo Baptista ainda não definiu ataque ideal no Campeonato Brasileiro.

O goleiro Wilson segue por mais uma temporada soberano no gol alviverde. O capitão atuou em todas as 11 partidas da equipe na Série B. Na zaga, Thalisson Kelven e Alex Alves (ambos com 10 jogos) formaram a dupla titular que mais vezes entrou em campo. Eles só não jogaram juntos apenas uma vez - na 7ª rodada, quando o segundo cumpriu suspensão e deu lugar ao prata da casa Geovane.

O Coxa improvisou nas laterais na competição. César Benítez (2 jogos) começou como titular na direita, mas logo perdeu espaço. Na quinta-feira, ele teve o contrato rescindido. O volante Vinicius Kiss chegou a atuar uma vez no setor, na terceira rodada. Depois, Leandro Silva (8 jogos) assumiu a posição e não saiu mais do time. Na esquerda, Abner atuou em cinco jogos, enquanto o meia-atacante Chiquinho foi improvisado três vezes até William Matheus (3 jogos) se recuperar e tomar a vaga.

No meio, a dupla de volantes mais utilizada até o momento é Vitor Carvalho (7 jogos) e Vinicius Kiss (5 jogos). Simião (3 jogos) e João Paulo (3 jogos) correm por fora. O segundo rescindiu contrato nesta semana com o clube. No setor de criação, quem mais atuou foi Yan Sasse (7 jogos), seguidos de Julio Rusch (6 jogos), que acabou perdendo espaço, e Jean Carlos (6 jogos). O jogador menos utilizado na posição foi Kady (3 jogos).

O ataque foi o setor com mais jogadores testados, dois deles promovidos da base - Nathan e Pablo Thomaz. Nathan tem três jogos como reserva, enquanto Thomaz tem um jogo como titular. Bruno Moraes é o atacante com mais chances como titular (8 jogos), seguido de Pablo (5 jogos), Alisson Farias (4 jogos), Alecsandro e Iago Dias (2 jogos) e Guilherme Parde (1 jogo).

O Coritiba volta a campo só no dia 23, um sábado, contra o Figueirense, pela 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogo está marcado para as 18h30 (horário de Brasília), no Estádio Couto Pereira.

Os reservas mais acionados
Os dois principais artilheiros da equipe na atual temporada são os reservas mais acionados na Série B. Guilherme Parede, tem cinco gols no ano, enquanto Yan Sasse aparece logo atrás, com quatro. Parede atuou em cinco partidas como reserva, e Yan foi usado quatro vezes como suplente.

Quem ainda não jogou
Quais jogadores ainda buscam um espaço com Eduardo Baptista? A lista é grande. Seja por lesão ou opção técnica, oito jogadores ainda não entraram em campo na Série B. Há quem só jogou o Campeonato Paranaense como, por exemplo, os zagueiros Alan Costa e Romércio, o meia Thiago Lopes e o atacante Evandro.

Outros jogadores estavam machucados e ainda não foram relacionados, como Carlos César, que se lesionou antes de estrear, e Rodrigo Ramos, que retirou um cisto na coluna. O lateral Henrique foi titular na estreia do Coritiba no Campeonato Brasileiro de Aspirantes, mas ainda não jogou pelo time principal.

Jogadores que ainda não atuaram na Série B

Alan Costa
Carlos César
Henrique
Rodrigo Ramos
Romércio
Thiago Lopes
Alvarenga
Evandro

Um dos reforços em 2018, lateral-direito Carlos César se lesionou antes mesmo se estrear pelo Coritiba


* Os atacantes Mosquito e Kleber também não atuaram na Série B, mas ambos não estão mais nos planos do clube. O primeiro viveu um litígio judicial com o clube e já tem um pré-contrato assinado com o Corinthians, enquanto o segundo treina em separado e não será reintegrado ao elenco.

Partidas dos jogadores do Coritiba como titulares na Série B*:

Goleiro: Wilson (11)
Laterais-direito: César Benítez** (2) e Leandro Silva (8)
Zagueiros: Thalisson Kelven e Alex Alves (10); Geovane (1)
Laterais-esquerdo: Abner (5) e William Matheus (3)
Volantes: Vinicius Kiss (5 jogos como volante e 1 como lateral), Vitor Carvalho (7), Simião (3) e João Paulo** (3)
Meias: Yan Sasse (7), Julio Rusch (6), Jean Carlos (5 jogos), Chiquinho (4 jogos como meia-atacante e 3 como lateral) e Kady (3)
Atacantes: Bruno Moraes (8 jogos), Pablo (5 jogos), Alisson Farias (4), Iago Dias e Alecsandro (2), Guilherme Parede e Pablo Thomaz (1).
* até a 11ª rodada

** jogadores deixaram o clube

Comentários