Micale faz balanço positivo do Paraná antes da parada: "Estamos evoluindo"

Treinador destaca melhora do Tricolor nas últimas rodadas, apesar de continuar dentro da zona de rebaixamento. Fator casa e reta final do turno animam o técnico para a sequência

Rogério Micale vê com bons olhos o momento do Paraná na Série A

O técnico Rogério Micale fez um balanço positivo do momento do Paraná na Série A do Brasileiro antes da parada para a Copa do Mundo. Apesar do Tricolor ainda continuar na zona de rebaixamento, o treinador considerou que o time está em evolução, apresentando uma melhora considerável nas últimas cinco rodadas.

Para justificar a análise, ele pontuou algumas conquistas do clube neste período: a quebra do jejum de vitórias, a força obtida em casa e até mesmo o fato de conseguir o empate com o Cruzeiro após sair atrás no placar, algo que aconteceu pela primeira vez na competição.

– São passos que estamos dando. O primeiro era sair da lanterna, depois nos fortalecemos em casa. Hoje tomamos o gol e conseguimos empatar. São etapas que estamos cumprindo. Antes não ganhávamos, e ganhamos. Estamos crescendo e evoluindo – comentou.

Com os resultados da rodada, o Paraná ficou na 18ª posição, com 10 pontos, dois atrás do Vitória, primeiro time fora da zona de rebaixamento. A campanha do Tricolor até agora é de duas vitórias, quatro empates e seis derrotas.

Micale apontou que um dos problemas foi a força dos adversários enfrentados nestas 12 primeiras rodadas da competição - para ele, a maioria de candidatos ao título. Apesar disso, o treinador vê o Paraná em um período de "autoafirmação" na competição.

– A gente gostaria de ter uma pontuação maior, não gostaria de estar nessa zona. Mas, a gente sabia também que nesses primeiros 12 jogos, a maioria dos adversários entraria disputando para brigar pelo título. E a gente conseguiu uma pontuação razoável para encarar uma sequência de confrontos dentro da nossa realidade (veja os próximos jogos abaixo). Sobrevivemos em uma crescente. O momento do Paraná é de autoafirmação na Série A. Estamos encarando todas as equipes de igual para igual. Com nossas limitações, mas estamos encarando – analisou.


Sequência do Paraná até o fim do turno do Brasileirão

13ª rodada Vitória x Paraná
14ª rodada Paraná x América-MG
15ª rodada Atlético-MG x Paraná
16ª rodada Palmeiras x Paraná
17ª rodada Paraná x Ceará
18ª rodada Paraná x Botafogo
19ª rodada Internacional x Paraná

O fator casa foi um dos pontos determinates no crescimento do Paraná nos últimos jogos. No empate com o Cruzeiro, o Tricolor completou cinco partidas seguidas sem perder na Vila Capanema - foram duas vitórias (sobre Fluminense e Bahia) e três empates (com Grêmio, Atlético-PR e Cruzeiro). No início, o time sofreu duas derrotas, para Corinthians e Sport.

– Iniciamos não tão bem, perdemos aqui para o Corinthians, depois para o Sport, e aí em diante não perdemos mais na nossa casa, com nossa torcida, ela estando junto com a gente. Aqui dentro nós estamos sendo respeitados. As equipes estão vindo diferente aqui também, sabem que ganhar do Paraná Clube aqui na Vila não vai ser tão fácil como se apresentava no início da competição, quando éramos tidos como rebaixáveis – destacou.

Agora, a Série A do Brasileiro para por causa da Copa do Mundo e retorna apenas no dia 18 de julho. Na próxima rodada, o Paraná encara o Vitória, no Barradão, em Salvador. O elenco do Tricolor vai ganhar 11 dias de folga neste período e depois irá fazer uma intertemporada, com a possibilidade de marcar alguns amistosos.

Comentários