Curitiba testa espaço exclusivo para motos na Victor Ferreira do Amaral

Espaço para motos nos cruzamentos: experimento na Victor Ferreira do Amaral

A Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) lançam nesta quarta-feira (21), às 14h30, um projeto-piloto de implantação de espaços exclusivos para motos nas ruas. A nova sinalização será instalada nos dois sentidos da Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã, próximo à sede do Detran.
Os bolsões, também chamados de box, são áreas delimitadas nos cruzamentos e permitem que os veículos menores aguardem a abertura dos semáforos na frente de carros, ônibus e caminhões. A medida evita que as motos fiquem paradas entre os carros enquanto o semáforo estiver fechado e, assim, contribui para diminuir o risco de acidentes na hora da saída dos veículos.

Comparativo
No Paraná, a frota de motocicletas representa apenas 20% do total de veículos em circulação. No entanto, as motos estão envolvidas em 33% dos acidentes registrados e os motociclistas são 38% dos feridos e 23% dos mortos no Estado. Em Curitiba, são 150.826 motos registradas, segundo o Detran, o equivalente a 10,76% da frota da Capital, que soma 1.401.710 veículos.

Comentários