Estimativa é que os 773 shoppings brasileiros tenham
movimentado R$ 147,5 bilhões durante o ano de 2017, alta de 5% em relação a 2016
As vendas em shoppings centers de
todo o país tiveram crescimento nominal (sem considerar a inflação) de 6% neste
período do Natal, na comparação com o período ano anterior, segundo
levantamento da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop)
divulgada hoje (26), na capital paulista. O faturamento estimado, que levou em
conta o mês de dezembro, foi de R$ 51,2 bilhões.
De acordo com Nabil Sahyoun,
presidente da Alshop, a alta de 6% significa inversão da curva de queda, já
que, nos últimos dois natais, o setor havia apresentado retração. “A gente pode
festejar”, disse Sahyoun. No ano passado, houve queda 3% no Natal. Em 2015, a
redução foi de 2%.
“São boas perspectivas com todas
as reformas, a taxa de desemprego caindo, as contas inativas do FGTS, que
injetaram mais de R$ 44 bilhões, o saque do PIS/Pasep e a taxa Selic em 7%.
Estamos tendo um retorno ao emprego, de forma lenta, mas é importante essa
recuperação. São todos números importantes para esse inicio de retomada do
crescimento”, avaliou Sahyoun.
Faturamento anual
A estimativa é que os 773
shoppings brasileiros tenham movimentado R$ 147,5 bilhões durante o ano de
2017, alta de 5% em relação a 2016. Por segmentos, brinquedos respondem pelo
maior crescimento, correspondente a 10%. Em segundo lugar estão óculos,
bijuterias e acessórios, com 9,5%. Artigos para animais de estimação ficaram em
terceiro lugar, com 7,5%. Eletrodomésticos e celulares tiveram 6% cada um.
A maioria dos pagamentos para as
vendas realizadas em shoppings (55%) foi com cartões de débito e crédito. Já
25% utilizaram o próprio cartão ou carnê da loja. Em menor escala, 10% optaram
por cheques e 10% pagaram em dinheiro.
Consumidor
A pesquisa do perfil do
consumidor aponta que 52% são mulheres e 48%, homens. A frequência é semanal
para 48%, quinzenal para 17%, mensal para 14% e ocasional para 19%. Os
principais motivos para a visita são comprar (35%), passear (20%), alimentar
(15%), usar banco ou caixa eletrônico (12%), usar serviços variados (7%) e ir
ao cinema (3%).
A maior parte dos shoppings está
localizada na Região Sudeste do país (50,54%). Em seguida estão o Sul (17,51%),
o Nordeste (16,79%), Centro-Oeste (9,75%) e Norte (5,42%). Este ano, foram
inaugurados 12 novos shoppings no Brasil, menos que os 20 inaugurados no ano passado.
Estão em construção 43 shoppings, com previsão de inauguração para os próximos
três anos.
EBC
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