Compre no Bairro
Três gerações de uma família dedicada a fazer prosperar o restaurante criado timidamente em 1965, pelo descendente de imigrantes italianos, Amantino Tulio, na Avenida Manoel Ribas, coração do bairro Santa Felicidade.
Nos 55 de atividades o negócio cresceu, passou das mãos do fundador para o filho Edson, que agora trabalha na transição para os herdeiros. Os jovens terão como desafio dar continuidade à bem-sucedida história de sucesso da churrascaria, que se tornou uma das mais tradicionais da região, no cenário econômico pós-pandemia.
Para ajudar empreendedores e comerciantes como os integrantes da família Tulio a se reerguer depois da queda do movimento causado pela pandemia, a Prefeitura lançou a campanha Compre no Bairro. O objetivo é incentivar a aquisição de produtos no comércio local.
A iniciativa de comprar no bairro oferece inúmeras vantagens e gera impacto positivo em diversos setores. Uma conta paga na churrascaria Amantino, por exemplo, pode voltar para a loja da esquina, que por sua vez pagará um serviço prestado por alguém da mesma região, fazendo assim a roda da economia girar no bairro.
“É uma atitude que a Prefeitura adota em um momento fundamental para o comércio e começa a se reerguer e precisa desse apoio”, avalia Edson Tulio.
A expectativa do comerciante é que a campanha vá além de valorizar o comércio local, que sirva também para criar uma rede colaborativa entre os próprios comerciantes.
“A hora é de união, de conscientização, de trabalharmos cooperando uns com os outros, valorizando e divulgando o trabalho de cada comércio da rua, do bairro, da região”, diz Tulio.
Outro objetivo da campanha Compre no Bairro é desestimular as saídas mais longas e reforçar o distanciamento social, necessário para conter a transmissão da covid-19.
Adequações para o empreendimento prosperar
Ainda que considerados serviço essencial, os restaurantes sofreram queda no movimento por causa das restrições pela pandemia. Mesmo com cinco décadas e meia de tradição, a família sentiu a necessidade de fazer adequações para manter o empreendimento funcionando durante a pandemia.
Elaborar novos cardápios, aderir às entregas por aplicativos e até mesmo criar seu próprio sistema de entregas foram algumas das medidas aplicadas. A campanha, diz o empresário, “é mais uma medida positiva para somar neste contexto”.
Carro chefe do negócio
O casal Luciane e Antônio Carlos Slompo também ficou motivado com o incentivo da Prefeitura ao comércio dos bairros. Proprietários de uma loja de bijuterias, acessórios e outra de lingeries, os dois também precisaram fazer adequações para manter o negócio. O fato de as pessoas ficarem mais em casa desaqueceu as vendas das bijuterias que eram o carro chefe do negócio.
“Fizemos mudanças físicas, unimos as duas lojas e colocamos as lingeries – que passaram a vender melhor - como chamariz”, diz Luciane. Reduzir os preços e enviar os produtos à casa dos clientes, para que eles escolham sem precisar ir à loja, também foram medidas adotadas.
“Incentivar o consumo local certamente nos ajudará a fidelizar novos clientes”, aposta Antônio Carlos.
Consumidores aprovam
Os consumidores também aprovam a campanha que servirá para divulgar os comércios locais. No site comprenobairro.curitiba.pr.gov.br, os curitibanos encontram os pequenos comerciantes estabelecidos na sua região pelo tipo de serviço que procuram, em 26 categorias, como: salões de beleza, restaurantes, roupas, padarias, barbearias, brinquedos, pet shop, açougue, farmácias, entre outros.
Os comerciantes que ainda não aparecem na pesquisa podem incluir seu empreendimento a partir de um link no site que os redireciona para o cadastro no Google. Também podem fazer o download de cartazes da campanha personalizados com o nome do seu bairro.
“Isso é muito importante. Quem ainda não tem o costume de comprar no bairro tem uma boa razão para começar”, diz a aposentada Rosangela Zonato. Ela e o marido, o também aposentado Dinarte Zonato, priorizam o comércio local para tudo.
“Prestigiar o comércio da redondeza é valorizar a nossa gente, é reconhecer as pessoas que trabalham aqui”, diz Zonato.
Pequenos sofrem mais
A campanha Compre no Bairro foi criada para incentivar a retomada econômica dos pequenos negócios. “O microempreendedor sofre mais com os efeitos da pandemia”, explicou Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação S/A.
Curitiba tem 137,2 mil microempreendedores individuais (MEIs) atuando em várias áreas, como salões de beleza, vestuário, panificação, alimentos. As atividades econômicas estão pulverizadas pela cidade, o que auxilia a população a evitar grandes deslocamentos para adquirir produtos e serviços.
“O planejamento urbano favoreceu essa distribuição do comércio. O Ippuc está realizando um novo estudo para impulsionar ainda mais as economias locais”, citou Cris Alessi.
Nesse estudo, o Ippuc mapeia áreas de grande circulação de pessoas e comércio nas dez regionais da cidade, que vão embasar projetos futuros para garantir a segurança, distanciamento social e fomentar o comércio e serviços nessas chamadas centralidades funcionais de Curitiba no pós-pandemia.
Na Regional Santa Felicidade, são exemplos de centralidade avenidas Manoel Ribas e Vereador Toaldo Túlio e a Rua Professor João Falarz.
AMNPMC
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