Várias agências americanas que lidam com questões de segurança e inteligência nacionais proibiram os funcionários de usar o aplicativo
O aplicativo de mídia social TikTok está lançando um centro de moderação de conteúdo em uma tentativa de aumentar a transparência, disse a empresa chinesa na quarta-feira, enquanto enfrenta o escrutínio de legisladores norte-americanos que o acusam de compartilhar dados de usuários com o governo chinês.
O "Centro de Transparência" será aberto no escritório da TikTok em Los Angeles, onde especialistas externos supervisionarão suas operações, disse a empresa em seu blog.
Mais tarde, o centro forneceria informações sobre o código-fonte do aplicativo, as instruções internas bem guardadas do software e ofereceria mais detalhes sobre privacidade e segurança.
Várias agências americanas que lidam com questões de segurança e inteligência nacional proibiram os funcionários de usar o aplicativo, cuja popularidade entre os adolescentes tem crescido rapidamente.
De acordo com uma lei chinesa de 2017, as empresas que operam no país são obrigadas a cooperar com o governo na inteligência nacional.
A Marinha dos EUA proibiu o aplicativo em dezembro de dispositivos móveis emitidos pelo governo, chamando-o de "ameaça à segurança cibernética". No final daquele mês, a TikTok publicou seu primeiro relatório de transparência sobre o "volume e natureza" das solicitações governamentais de informações da conta de seus usuários.
O senador republicano Josh Hawley pediu uma proibição geral do aplicativo para todos os funcionários federais na semana passada, representando uma preocupação mais ampla entre os legisladores sobre a coleta e o compartilhamento de dados de usuários dos EUA com o governo chinês.
A empresa, no entanto, refutou as alegações e afirmou que os dados dos usuários dos EUA são armazenados nos Estados Unidos e que a China não tem jurisdição sobre o conteúdo que não está na China.
O TikTok, de propriedade da empresa chinesa de tecnologia ByteDance, permite que os usuários criem e compartilhem vídeos curtos com efeitos especiais, e é extremamente popular no sudeste da Ásia, incluindo a Índia. - AN
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