Atlético-PR pode superar maior marca de vitórias consecutivas na Baixada contra o Sport

Com oito vitórias seguidas, Furacão alcança a mesma marca de 2016 na era dos pontos corridos da Série A. Time tem chance de ultrapassar o feito neste domingo, às 19h

O Atlético-PR de 2018 pode bater seu recorde de vitórias consecutivas em casa neste final de semana, na partida contra o Sport, pelo Brasileirão. O time já igualou a marca de oito jogos obtida em 2016, quando bateu por 4 a 0 o América-MG, na última rodada. Agora, com mais um jogo na Baixada, pode chegar a nove vitórias.

A série de oito jogos na Baixada teve como adversários América-MG, Paraná, Fluminense, Bahia, Vasco, Grêmio, Flamengo e Vitória. Todas as partidas tiveram o comando de Tiago Nunes, que assumiu o time em meio à parada da Copa do Mundo.

O único empate do atual comandante aconteceu na sua estreia, diante do Internacional, por 2 a 2, no dia 19 de julho. Já a última derrota em casa foi por 1 a 0 para o São Paulo, no começo de junho, na 11ª rodada do Brasileirão, com ex-técnico Fernando Diniz.

O aproveitamento geral do Atlético-PR diante da sua torcida é de 73,8%, com 31 pontos conquistados: dez vitórias, um empate e três derrotas (São Paulo, Palmeiras e Atlético-MG). É o quinto melhor mandante do torneio, atrás de Internacional (84,6%), Palmeiras (82%), Flamengo (80%) e Atlético-MG (76,1%).

A boa fase atleticana também é refletida na Copa Sul-Americana, competição que está nas quartas de final e vai enfrentar o Bahia. Se contar os jogos internacionais, com Peñarol (2x0) e Caracas (2x1), o Rubro-Negro tem dez vitórias seguidas na temporada. São apenas três gols sofridos e 28 feitos nesse período.

Série de vitórias consecutivas do Atlético-PR na Arena da Baixada

              2016                                                  2018
Atlético-PR 1x0 Botafogo            Atlético-PR 4x0 Vitória
Atlético-PR 2x1 Internacional    Atlético-PR 3x0 Flamengo
Atlético-PR 1x0 São Paulo            Atlético-PR 2x1 Grêmio
Atlético-PR 3x0 Ponte Preta            Atlético-PR 1x0 Vasco
Atlético-PR 3x1 Chapecoense    Atlético-PR 2x0 Bahia
Atlético-PR 2x0 Coritiba            Atlético-PR 3x1 Fluminense
Atlético-PR 1x0 Cruzeiro           Atlético-PR 3x0 Paraná
Atlético-PR 2x0 Sport                   Atlético-PR 4x0 América-MG
Fonte: GloboEsporte.com

Em 2016, o Atlético-PR também teve um alto desempenho jogando na Baixada, com o treinador Paulo Autuori comandando a equipe no Brasileiro do início ao fim. O time venceu oito adversários de forma consecutiva, e o rendimento positivo carimbou sua vaga dentro do G-6 da Série A.

No ano que marcou a estreia da grama sintética, o Furacão perdeu apenas para o Palmeiras na 20ª rodada. Foram 15 vitórias e mais três empates, fechando um aproveitamento de 84% no principal torneio nacional. A campanha levou a equipe para a pré-Libertadores, com 57 pontos e na sexta colocação. No ano passado, entretanto, o Furacão fez sua pior campanha como mandante em 11 anos. O clube paranaense conquistou apenas 29 dos 54 pontos disputados na Baixada, com aproveitamento de 53,7%.

Além da força em casa em 2016 e 2018, o Atlético-PR das duas temporadas tem outra semelhança, que é a dificuldade vencer longe da Baixada. Há dois anos, o time rubro-negro somou nove pontos como visitante, vencendo o São Paulo (2x1) e Cruzeiro (3x), além de três empates com Chapecoense 0x0), Fluminense (1x1) e Corinthians (0x0). O aproveitamento foi de 15,8 %.

Já nesta temporada, o clube paranaense não venceu um jogo em 14 partidas até aqui e conquistou apenas cinco pontos atuando fora de casa, com apenas 11,9 % de aproveitamento. Os empates foram contra o Grêmio, Bahia, Paraná, Corinthians e Ceará, todos sem gols.

Preparação

Para o jogo deste final de semana, Tiago Nunes tem a volta do zagueiro Léo Pereira, que estava suspenso e deve entrar na vaga de Thiago Heleno. No ataque, com a suspensão de Pablo, o treinador tem Rony e Bergson como opções da posição. Outra alternativa é manter Marcelo Cirino, mas centralizado e como referência, colocando Marcinho de extremo esquerdo.

O comandante rubro-negro ainda tem dúvidas na lateral e no meio. Diego teve grande atuação contra o América-MG, assim como Bruno Guimarães. Com isso, os titulares Jonathan e Lucho González correm risco de saírem do time.

Com 36 pontos e na décima colocação, o Atlético-PR recebe o Sport no próximo domingo, às 19h, na Arena da Baixada, pela 29ª rodada da Série A.

Comentários