Nas 14 rodadas derradeiras da Série B, Coxa precisa somar 30 pontos de 42 a serem disputados para alcançar “pontuação mágica” para garantir o acesso à Primeira Divisão
O Coritiba tem tido mais sorte do que juízo para se manter na luta pelo acesso na Série B. Mesmo após vencer apenas uma das últimas sete partidas (a sequência sem vitórias foi interrompida na última segunda-feira, quando o time derrotou o Brasil de Pelotas fora de casa), a equipe está a seis pontos do quarto colocado, o Avaí. Mas se quiser garantir o retorno à elite do futebol brasileiro ainda neste ano, o clube precisará alcançar daqui até o final do campeonato um aproveitamento de campeão.
Segundo levantamento, desde 2006, quando a Série B passou a ser disputada por pontos corridos com 20 equipes participantes, a pontuação média dos clubes que terminam na quarta colocação é de 63 pontos. Até hoje, o time que conseguiu o acesso com menos pontos foi o Vitória, em 2007, com 59 pontos, enquanto a maior pontuação de um quarto colocado também foi do rubro-negro baiano, em 2012, com 71 pontos.
Atualmente com 33 pontos somados em 24 rodadas (aproveitamento de 45,8%), o Coritiba precisa, portanto, de mais 30 pontos em 14 rodadas (aproveitamento de 71,4%) para chegar aos 63 pontos, marca necessária para o clube ficar próximo de garantir um lugar no G4 (segundo o site Chance de Gol, a equipe que somar 63 pontos terá 95% de probabilidade de conseguir a promoção na atual edição da Série B).
Para garantir o acesso, portanto, o time do Alto da Glória precisa alcançar uma regularidade inédita na atual temporada, com uma campanha superior até mesmo a que faz até aqui o atual líder da Série B, o Fortaleza, que já somou 46 pontos em 24 rodadas (aproveitamento de 63,9%).
O próximo desafio da equipe comandada por Tcheco será às 19h15 de amanhã, no Couto Pereira, contra o Boa Esporte, lanterna da Segundona com apenas 21 pontos. O principal desfalque da equipe será o lateral-esquerdo William Matheus, que sentiu uma lesão muscular na coxa e deverá ser substituído pelo zagueiro Alex Alves, que atuará improvisado no setor.
Até o final da Série B, o Coritiba atuará mais oito vezes dentro de casa, onde soma um aproveitamento de 66,67% dos pontos disputados (o quarto melhor da competição como mandante). Além disso, serão seis jogos longe de seus domínios. Como visitante, foram apenas duas vitórias e cinco empates em 13 partidas pela Série B, com aproveitamento de 28,21%.BP
Comentários
Postar um comentário