Coritiba tenta se reerguer na Série B sob o comando de Tcheco

Novo comandante terá uma missão complicada nos próximos dias, já que o Coxa terá uma maratona de jogos

Tcheco "estreia" no comando do Coritiba neste sábado.

O Coritiba inicia neste sábado (18), diante do Atlético-GO, às 16h30, no Estádio Antonio Acciolly, em Goiânia, a maratona de jogos e de decisões que terá pela frente na Série B do Campeonato Brasileiro. O técnico Tcheco, efetivado no início da semana e escolhido para comandar o Verdão na sequência da segundona, terá uma missão complicada pela frente. Reerguer o Coxa neste momento, sem muito tempo para treinar e sendo três das quatro partidas que fará em nove dias longe do Couto Pereira, que é o grande problema da equipe coxa-branca até agora no torneio.

De ídolo em campo a salvador do ano mais difícil do Coritiba nos últimos tempos, Tcheco vai usar a experiência que teve como jogador para reerguer o Verdão. O agora comandante alviverde lembrou do ano de 2010, quando retornou ao clube e ajudou a reerguer a equipe coxa-branca também na disputa da Série B.

“As coisas no Coritiba nunca foram fáceis desde que eu voltei em 2010. Também era na segunda divisão, com o mesmo propósito de subir. Conseguimos ser campeões daquele ano e levantar o time de novo. É um processo parecido, mas agora estou no comando. É um grande desafio, realmente. Neste início serão quatro jogos em nove dias, três fora de casa. Vamos buscar o maior êxito possível e isso passa muito pelos jogadores, por nós. Estamos tentando mudar um pouco da atmosfera e estamos indo confiantes para esse primeiro jogo”, apontou Tcheco.

Desde a demissão do técnico Eduardo Baptista e de membros do departamento de futebol, a diretoria do Coritiba falou muito sobre a mudança de postura do time coxa-branca. A mudança radial precisa ser vista já no duelo diante do Dragão, fora de casa. Essa retomada do comprometimento e da vontade tão cobrada internamente dos jogadores será colocada à prova neste compromisso. O técnico Tcheco garantiu que a equipe alviverde jogará de forma mais ofensiva e sem se omitir como aconteceu nas últimas partidas longe do Couto Pereira.

“Isso passa pela confiança do jogador. Temos que passar isso para eles para que eles possam jogar um pouco de futebol, literalmente. Para que possam chegar mais no gol adversário, que um problema muito sério que estamos encontrando, fora de casa principalmente. No último jogo do 1° turno contra o Fortaleza chegamos pouco ao gol. Um time que quer subir, nem em termos de camisa, precisa de mais. Vamos tentar dar liberdade para eles, deixar jogar no campo ofensivo e preparar a parte defensiva. O jogador tem que ter confiança para jogar e estou tentando transmitir de forma real e explicita para eles”, emendou.

Além dessa mudança de atitude e de postura, o Coritiba, em campo, também deve ter mudanças. Desfalque certo é o lateral-esquerdo William Matheus, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Também na defesa, Tcheco pode fazer duas mudanças. Na lateral-direita, Carlos César, enfim, pode estrear. Na zaga, Thalisson Kelven deve ganhar uma chance e jogar ao lado de Rafael Lima. Na esquerda, Abner pode ser reaproveitado e até mesmo o zagueiro Alex Alves pode jogar improvisado.

O meio de campo também pode ter novidades. Apesar de adotar um clima de mistério para não dar armas para o rival, o técnico Tcheco admitiu a possibilidade de utilizar o meia Carlos Eduardo diante do Dragão. Jean Carlos também pode ser opção para a criação. Assim, os volantes Vitor Carvalho e Uillian Correia foram o trio no meio de campo do Coxa. Na frente, o atacante Guilherme está à disposição e pode atuar. Assim, Guilherme Parede e Jonatas Belusso podem completar a trinca ofensiva coxa-branca para o compromisso em Goiânia.

Atlético-GO
Jefferson; Jonathan, William Alves, Lucas Rocha e Mascarenhas; Pedro Bambu, Rômulo e João Paulo; Júlio César, Denílson e Renato Kayzer.
Técnico: Cláudio Tencati

Coritiba
Wilson; Carlos César (Rodrigo Ramos), Thalisson Kelven, Rafael Lima e Abner (Alex Alves); Vitor Carvalho, Uillian Correia e Carlos Eduardo (Jean Carlos); Guilherme Parede, Guilherme (Alisson Farias) e Jonatas Belusso.
Técnico: Tcheco

Local: Estádio Antonio Acciolly (Goiânia-GO)
Horário: 16h30
Árbitro: Andrey da Silva e Silva (PA)
Assistentes: Marcio Gleidson Correia Dias (PA) e José Ricardo Guimarães Coimbra (PA) TPr

Comentários