A abertura dos envelopes da licitação estava prevista para hoje (18); não há uma nova data.
O Governo do Estado adiou na semana passada, pela segunda vez, o projeto de construção da Faixa de Infraestrutura em Pontal do Paraná. A abertura dos envelopes da licitação estava prevista para ocorrer hoje (18), mas agora não há uma nova data prevista.
O projeto aplicaria estimados R$ 270 milhões em uma nova estrada rumo à Ilha do Mel, possibilitando assim a construção de um novo porto privado em Pontal. A obra sofre, no entanto, com a oposição de entidades ambientalistas.
Segundo o DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná), o novo adiamento ocorreu devido ao grande número de questionamentos das empresas participantes do processo, o que impossibilitou que o governo respondesse a todas dentro dos prazos legais.
Já há quatro pedidos em aberto para impugnar a obra: três deles são de uma empresa e um de uma advogada. O governo afirma, no entanto, que “em breve” fará a abertura das propostas entregues.
A UFPR (Universidade Federal do Paraná), que participa do Colit (Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral Paranaense), questionou na Justiça a obra, e conseguiu no mês passado uma liminar a suspendendo. A decisão judicial foi utilizada em pelo menos um dos pedidos de impugnação.
O projeto A nova rodovia tem 24 quilômetros e seria feita, a princípio, em pista simples e paralela à PR-412, funcionando como uma segunda ligação até Pontal do Paraná.
Pesquisas apontam que a maioria dos moradores são favoráveis, mas organizações de proteção se preocupam com impactos ambientais e sociais do novo porto.
Projeto será debatido
Os alunos de Ciências Biológicas da UFPR recebem amanhã, das 14h às 17h, representantes de entidades ambientais para debater a obra no Litoral. O evento é aberto para alunos de outras universidades.
Comentários
Postar um comentário