Wilson e Guilherme Parede são os destaques do Coritiba contra o CSA
Guilherme Parede, contra o CSA: dois gols pelo Coritiba
O Coritiba mudou de esquema, mas não mudou de rotina: voltou a tropeçar fora de casa pela Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta sexta-feira (29), o time empatou com o CSA em 2 a 2, em Maceió, pela 13ª rodada da Segundona. A derrota foi dolorida porque o time paranaense vencia por 2 a 0 até os 40 minutos do segundo tempo, mas cedeu o empate.
Com o resultado, o Coritiba vai a 20 pontos. E fica fora da zona de acesso à Primeira Divisão, pelo menos até o fim desta rodada.
Na Série B, o Coritiba não venceu nenhuma vez. Nas seis partidas anteriores, houve 3 empates e 3 derrotas. Até o início da rodada, era a pior campanha, ao lado do Oeste-SP. A última vitória coxa-branca fora de casa neste ano ocorreu em fevereiro, contra o Uberlândia, pela Copa do Brasil.
COPA
A partida desta sexta-feira foi disputada no dia da folga da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. A primeira fase, de 48 jogos, se encerrou na última quinta-feira (28), com os jogos dos grupos G e H. As oitavas de final começam neste sábado, com França x Argentina e Uruguai x Portugal.
O Coritiba, por sinal, usou um esquema tático 4-1-4-1, similar ao de várias equipes na Copa do Mundo, como Espanha e Irã. Até então na Série B, a equipe do técnico Eduardo Baptista sempre usou o 4-2-3-1. O esquema podia ser o da Espanha, mas o time era o Coritiba. Que não soube segurar uma vantagem de dois gols, faltando cinco minutos (mais os descontos) para o fim da partida.
TABELA
O próximo jogo do Coritiba será contra o Paysandu, na próxima quarta-feira (4 de julho), às 18 horas, no Couto Pereira. Também não haverá jogos da Copa do Mundo na data. O volante Simião e o zagueiro Thalisson Kelven, titulares nesta sexta-feira, cumprem suspensão por terem levado o terceiro cartão amarelo.
ESCALAÇÃO
Como o meia Yan Sasse estava suspenso pelo 3º cartão amarelo, o técnico Eduardo Baptista trocou o esquema tático. Em vez do 4-2-3-1 usado em todas as partidas sob o comando do treinador, o Coritiba entrou num 4-1-4-1. Vítor Carvalho era o volante mais recuado. À sua frente, estavam Guilherme Parede (meia-ponta pela direita), Uillian Correia (meia pela direita), Simião (meia pela esquerda) e Alisson Farias (meia-ponta pela esquerda). Pablo Thomaz ficou de centroavante.
PRIMEIRO TEMPO
No primeiro tempo, o Coritiba criou poucas chances de gol e dependeu do goleiro Wilson – que fez duas grandes defesas – para não sair em desvantagem. O retrato do poder ofensivo da equipe paranaense ocorreu aos 40 minutos. Alisson Farias dominou a bola na área, sem marcação, girou e chutou a gol. Só que a bola bateu em Pablo Thomaz, que estava impedido.
SEGUNDO TEMPO
Na etapa final, o Coritiba voltou com Chiquinho no lugar de William Matheus na lateral-esquerda. E o time conseguiu marcar logo no 2º minuto, com Guilherme Parede completando um cruzamento rasteiro de Simião. Aos 19 minutos, com ajuda de um ex-coxa-branca – o volante Edinho (que atuou no clube entre 2016 e 2017), que falhou bisonhamente –, Guilherme Parede fez 2 a 0. Com os dois gols, ele tornou-se o artilheiro do time na competição, à frente de Yan Sasse (3).
Depois do 2º gol, Baptista trocou Alisson Farias por Alecsandro no ataque. Depois, Vinícius Kiss entrou no lugar de Simião. O CSA cresceu e não fez gol porque Wilson fez mais duas grandes defesas. Até que Vitor Carvalho derrubou Niltinho na área. Foi um lance semelhante ao de Neymar contra a Costa Rica – o árbitro deu pênalti e voltou atrás depois de rever o vídeo – mas aqui o árbitro marcou na cal. Daniel Costa diminuiu, aos 40 minutos. Aos 50, depois de três escanteios seguidos, a zaga coxa-branca ficou olhando Edinho empatar a partida.
ESTATÍSTICAS
Ao fim de 90 minutos, o Coritiba somou 15 finalizações (6 certas), teve 44% de posse de bola e acertou 81% dos passes. O CSA finalizou 24 vezes (7 certas), teve 56% de posse de bola e 89% de acertos nos passes. Os dados são do Footstats.
CSA 2 x 2 CORITIBA
CSA: Mota; Celsinho, Leandro Souza, Xandão e Rafinha (Taiberson); Edinho, Ferrugem, Niltinho, Walter (Daniel Costa) e Didira (Hugo Cabral); Michel Douglas. Técnico: Marcelo Cabo
Coritiba: Wilson; Leandro Silva, Thalisson Kelven, Alex Alves e William Matheus (Chiquinho); Vitor Carvalho; Guilherme Parede, Uillian Correia, Simião (Vinícius Kiss) e Alisson Farias (Alecsandro); Pablo Thomaz. Técnico: Eduardo Baptista
Gols: Guilherme Parede (2 e 19-2º), Daniel Costa (40-2º), Edinho (50-2º)
Cartões amarelos: Thalisson Kelven, Pablo Thomaz, Uillian Correia, Simião
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhaes (RJ)
Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió, sexta-feira às 18 horas BP
Comentários
Postar um comentário