Coritiba projeta lucrar R$ 1 milhão com linha própria de uniforme

Projeto foi criado logo no início da gestão de Samir Namur no Coxa. Por outro lado, Adidas seguirá com a sua marca na Série B do Campeonato Brasileiro

Samir Namur ressalta projeto ambicioso do Coritiba

Com o contrato com a Adidas encerrado na semana passada, o Coritiba deve apresentar, em breve, novidades quanto a sua marca própria de uniformes nos próximos meses. O planejamento de instituir uma linha exclusiva de produtos começou no início do ano, tão logo o presidente Samir Namur assumiu o comando do clube e o projeto está cada vez mais perto de sair do papel. Será, no entanto, um grande desafio para a cúpula alviverde, já que toda a administração da marca e da nova loja será feita diretamente pelo clube.

“Este esforço é necessário para que possamos colocar em prática um projeto que será melhor para o clube. É uma ideia ambiciosa, com indicativos claros de que o nosso clube irá ganhar mais financeiramente, em qualidade, atendimento, variedade e relacionamento com os principais consumidores, os coxas-brancas”, explicou Namur.

O mandatário alviverde explicou que o Coritiba, nos dois anos de contrato que teve com a Adidas, teve um lucro de apenas R$ 200 mil. A expectativa é de que, com a marca própria de material esportivo, o Coxa consiga um lucro de R$ 1 milhão.

“Não resta dúvida que um dos motivos relevantes que nos levaram a tomar essa decisão, que foi muito pensa e muito debatida, foi a questão financeira. A gente vem de dois contratos nos últimos oito anos com duas grandes marcas, mas que não deram retorno financeiro ao clube. A Adidas teve faturamento de R$ 6,3 milhões e repassou cerca de R$ 200 mil ao Coritiba. O faturamento é muito baixo. São grandes marcas que impõem condições contratuais ruins. Por isso buscamos uma operação financeira mais rentável. Em um cálculo conservador, a gente projeta um lucro de R$ 1 milhão no primeiro ano de operação”, detalhou o cartola.

Para tornar esse projeto viável, o Coritiba celebrou um contrato de fabricação com a empresa Bomache, que fica localizada em Fortaleza e também já atende outros clubes que também partiram para o desafio de ter a fabricação própria do seu material esportivo. Além do Coxa, Paysandu, Fortaleza e Santa Cruz são outros times que implantaram esse novo projeto para aumentar o lucro com a comercialização de materiais de marcas próprias.

“Essa empresa já trabalha com Paysandu, Fortaleza, Santa Cruz. Nosso modelo de contratação, a empresa vai fornecer ao Coritiba 20 mil peças de enxoval, que é mais do que o Coritiba precisa e mais que o dobro que a Adidas fornecia anualmente ao clube. A vantagem da empresa é justamente na distribuição das peças do material para o varejo. A empresa vai vender as lojas físicas para fora de Curitiba. O Coritiba fica com a operação da loja no Couto Pereira e com a venda online”, reforçou Namur.

A expectativa do torcedor é de que o novo material próprio do Coritiba seja mais acessível financeiramente ao público. A camisa do Coxa fornecida pela Adidas, por exemplo, custava R$ 249. “Faremos isso também, está nos nossos planos. O Coritiba vai lançar duas linhas de camisas. Uma com a mesma que os atletas usam e uma linha mais barata do torcedor. Além disso, o nosso sócio terá 20% de desconto”, revelou o presidente coxa-branca.

A tendência é de que a linha própria de material esportivo do Coritiba seja lançada no início de agosto. Algumas novidades devem começar a surgir nos próximas dias. Entre elas está a realização de um concurso, em outubro, mês de aniversário do clube, para definir a terceira camisa coxa-branca. Neste caso, o torcedor alviverde terá a missão de desenhar o terceiro manto verde e branco.

A Coritiba Store, loja física do clube, foi fechada na semana passada e está sendo reestruturada para se adequar a essas novas mudanças. O clube planeja criar um novo ambiente que seja capaz de atender melhor o público e melhor o relacionamento do torcedor com o Coritiba. Para ter sucesso nessa nova empreitada, a diretoria coxa-branca fez estudos sobre esse novo modelo de negócio próprio nas suas diversas áreas, além de ter avaliado de forma mais contundente algumas experiências parecidas de outros clubes do Brasil e internacionais.

Enquanto toma, nos bastidores, as melhores escolhas e medidas para fazer da sua marca própria de material esportivo um sucesso, o Coritiba seguirá usando o material da Adidas na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Aos torcedores alviverdes que quiserem comprar os produtos oficiais do clube deverão adquirir em lojas esportivas especializadas. TPr

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