Tricolor acumulou apenas um ponto em cinco rodadas, mas situação não é incomum. Além de Fla e Timão, Atlético-PR e Coritiba também viveram situação igual
Paraná começou mal o campeonato, mas tem diversas companhias no decorrer dos últimos anos
O torcedor do Paraná não precisa achar que o começo complicado no Brasileiro é uma exclusividade da equipe, em seu retorno à Série A após 10 anos. Vários times já passaram pela mesma situação desde gigantes como Flamengo e Corinthians, passando por Vitória, Atlético-GO e até os vizinhos Coritiba e Atlético-PR. A má notícia é de que alguns desses times terminaram a temporada rebaixados.
O levantamento realizado pelo GloboEsporte.com desde 2009, data em que se iniciou a compilação de dados, mostra que nove times também tinham apenas um ponto após cinco rodadas, ou seja, ainda não haviam vencido.
O mais recente é o Vitória, no ano passado, que estava na lanterna com apenas um ponto na quinta rodada. O time se salvou do rebaixamento, mas foi por pouco: ficou na 16ª posição, com o mesmo número de pontos que os rebaixados Coritiba e Avaí.
Em 2015, o Joinville também tinha apenas um ponto e um companheiro de prestígio: o Flamengo. Ambos patinavam no início do campeonato e dividiam a lanterna do Brasileirão. O fim do campeonato foi com o Flamengo no meio da tabela, na 12ª colocação, enquanto o Joinville sucumbiu e caiu para a Série B.
Em 2012, o Corinthians foi o time de início complicado. O ano está marcado no coração do torcedor do Timão, que comemorou a conquista da Libertadores da América e o Mundial de Clubes. No Brasileiro nada de vitórias nas cinco primeiras rodadas. A equipe paulista conseguiu reverter no andamento da temporada e terminou em sexto lugar no Brasileirão.
No ano anterior, em 2011, foi a vez de Atlético-PR e Avaí começarem e terminarem de forma bastante complicada. Os times fizeram apenas um ponto nas cinco primeiras rodadas, continuaram mal na tabela e com o resultado ainda mais complicado: queda para a Série B. O Atlético-PR foi o 17º colocado, enquanto o Avaí foi o lanterna com 31 pontos e apenas 27,2% de aproveitamento dos pontos.
Em 2010 foi a vez do Atlético-GO começar assustando o seu torcedor. O time fez apenas um ponto em cinco rodadas, mas se salvou no Brasileirão. Terminou o campeonato na 16ª posição, com os mesmos pontos do rebaixado Vitória, mas livre pelo saldo de gols.
Em 2009 foi o ano dos vizinhos Atlético-PR e Coritiba assustarem seus torcedores no início do campeonato e repetir o que o Paraná tem feito no Brasileirão deste ano. O Furacão fez uma campanha de recuperação e terminou na 14ª colocação, respirando aliviado. O Coritiba não teve o mesmo destino e acabou rebaixado.
As dificuldades do Paraná não passam despercebidas do técnico Rogério Micale. Ele acredita que o time não consegue marcar gols e, por consequência, não vence pela pressão que vive.
- Temos que manter a tranquilidade. Estamos nos cobrando internamente, mostrando os erros que têm acontecido, mas tudo de forma controlada. Não pode ter exagero, se não piora a situação. A gente tem jogado bem, tem bons números, mas não conseguimos fazer os gols, completou.
Comentários
Postar um comentário