Três pessoas são presas com drogas na Praça Eufrásio Correia

Três pessoas foram detidas pela Guarda Municipal por uso de drogas na Praça Eufrásio Correia, no fim da tarde desta quinta-feira (19/4). O faro apurado do cão Taz, do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Guarda Municipal, foi o responsável por encontrar oito buchas de maconha escondidas em meio às plantas na praça.

Um homem, de 19 anos, e duas mulheres, de 18 e de 24 anos, foram encaminhados à Central de Flagrantes da Polícia Civil, no centro da cidade, por terem sido encontrados com entorpecentes durante busca pessoal pelos guardas. A ação foi uma sequência de abordagens que já estavam sendo feitas pelos guardas municipais na praça. O local tem recebido diversas ações deflagradas pela Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito, com o apoio do ônibus e da estrutura do programa “Crack, é possível vencer”.

“O objetivo da Guarda Municipal é este: abordagens de manhã, de tarde, de noite e de madrugada nos mais variados pontos da cidade, para que o cidadão possa se sentir seguro, principalmente ao passar pelas nossas praças e pontos turísticos”, afirma o secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

Cães farejadores

Além de Taz, da raça pastor belga malinois, há quatro anos atuando como reforço na Guarda Municipal, integram o GOC outros 11 animais das raças labrador, golden retriever e rotweiller, reconhecidas pela inteligência e facilidade de aprendizado. Três deles são parentes de Taz, irmão dos “cães-guardas” Zafira e Tróia, filhos de outro integrante do GOC, o Colt.

Os cães são utilizados na maioria das operações especiais, uma vez que o faro apurado e o treinamento são imprescindíveis para localizar drogas em meio a barro, em vãos de portas e janelas, em plantações e escondidas dentro dos mais variados objetos.

Para ter efetividade nos resultados, mais do que o faro aguçado, os cachorros passam por um treinamento constante. Assim, desenvolvem as habilidades necessárias para as tarefas de patrulhamento e de localização de drogas, armas, munições e, até, explosivos. PMC

Comentários