Três pessoas foram detidas pela Guarda Municipal por uso de drogas na Praça Eufrásio Correia, no fim da tarde desta quinta-feira (19/4). O faro apurado do cão Taz, do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Guarda Municipal, foi o responsável por encontrar oito buchas de maconha escondidas em meio às plantas na praça.
Um homem, de 19 anos, e duas mulheres, de 18 e de 24 anos, foram encaminhados à Central de Flagrantes da Polícia Civil, no centro da cidade, por terem sido encontrados com entorpecentes durante busca pessoal pelos guardas. A ação foi uma sequência de abordagens que já estavam sendo feitas pelos guardas municipais na praça. O local tem recebido diversas ações deflagradas pela Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito, com o apoio do ônibus e da estrutura do programa “Crack, é possível vencer”.
“O objetivo da Guarda Municipal é este: abordagens de manhã, de tarde, de noite e de madrugada nos mais variados pontos da cidade, para que o cidadão possa se sentir seguro, principalmente ao passar pelas nossas praças e pontos turísticos”, afirma o secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.
Cães farejadores
Além de Taz, da raça pastor belga malinois, há quatro anos atuando como reforço na Guarda Municipal, integram o GOC outros 11 animais das raças labrador, golden retriever e rotweiller, reconhecidas pela inteligência e facilidade de aprendizado. Três deles são parentes de Taz, irmão dos “cães-guardas” Zafira e Tróia, filhos de outro integrante do GOC, o Colt.
Os cães são utilizados na maioria das operações especiais, uma vez que o faro apurado e o treinamento são imprescindíveis para localizar drogas em meio a barro, em vãos de portas e janelas, em plantações e escondidas dentro dos mais variados objetos.
Para ter efetividade nos resultados, mais do que o faro aguçado, os cachorros passam por um treinamento constante. Assim, desenvolvem as habilidades necessárias para as tarefas de patrulhamento e de localização de drogas, armas, munições e, até, explosivos. PMC
Comentários
Postar um comentário