Trio "intocável" e rodízio no ataque marcam Coritiba com Sandro Forner

Goleiro Wilson, volante Júlio Rusch e atacante Guilherme Parede são os jogadores que mais atuaram no Campeonato Paranaense. Confira o resumo por setores

Júlio Rusch é o líder em assistências do Coritiba, com quatro

O Coritiba passou por muitas mudanças nas escalações durante a disputa das Taças Dionísio Filho e Caio Júnior do Campeonato Paranaense. Com 31 jogadores utilizados (veja a lista no final da reportagem), o técnico Sandro Forner fez trocas constantes, e repetiu apenas uma vez a escalação alviverde - nas partidas contra Toledo, pela 6ª rodada, e Foz do Iguaçu, na semifinal, ambas no primeiro turno.

Três jogadores ganharam status de "intocáveis" e marcaram presença como titulares em grande parte do estadual - o goleiro Wilson, o volante Júlio Rusch e o atacante Guilherme Parede. O ataque foi o setor onde Forner mais promoveu rodízio. Veja abaixo a análise do GloboEsporte.com em todos os setores.

No gol, Wilson segue como soberano. O camisa 84 só foi substituído uma vez, na estreia da Taça Caio Júnior, quando Rafael Martins foi titular na derrota para o Maringá, por 3 a 0.

Na direita, Benítez começou como titular nas quatro primeiras rodadas, mas depois perdeu espaço para o prata da casa Marcos Moser. Um dos reforços em 2018, o paraguaio também atuou na lateral esquerda em outros dois jogos.

A zaga teve a dupla formada pelos pratas da casa Thalisson Kelven e Romércio como a mais utilizada no Paranaense. Eles atuaram juntos em seis das 13 partidas com Sandro Forner. Outras seis duplas foram formadas pelo treinador no decorrer do Paranaense. Dois jogadores começaram como titulares, mas deixaram o clube - Werley e Walisson Maia. Os defensores que menos atuaram foram Alex Alves (2 jogos) e Alan Costa (3 jogos)

Na esquerda, William Matheus foi titular em sete jogos, mas devido à lesão no tornozelo, sofrida contra o Uberlândia, pela Copa do Brasil, abriu espaço para o jovem Léo Andrade, que jogou cinco vezes. Outro prata da casa, Vinícius Araújo foi testado em apenas um jogo, contra o Foz do Iguaçu.

No setor de contenção, João Paulo e Simião começaram como titulares, mas logo perderam espaço na equipe para os meninos da base Júlio Rusch e Vitor Carvalho, que dominaram o meio-campo e foram titulares em grande parte dos jogos. Rusch, aliás, segue como o líder em assistências da equipe, com quatro. A dupla só se desfez depois que o segundo machucou a coxa, na final, diante do Rio Branco-PR. Na disputa da Taça Caio Júnior, Forner rodou mais e colocou jogadores como Matheus Galdezani, e voltou a acionar Simião, que se revezaram ao lado de Rusch.

No meio, Forner começou com Ruy, mas logo o jogador se machucou e também se transferiu para o América-MG. O treinador escalou Thiago Lopes em dez jogos, sendo sete como titular e três como reserva. O prata da casa Matheus Bueno atuou em somente duas partidas. O ataque foi o setor com maior rodízio no Coritiba. Centralizados ou abertos, Forner utilizou Alecsandro, Alvarenga, Iago Dias, Guilherme Parede, Kleber, Evandro, Pablo e Yan Sasse. Léo Santos atuou em apenas uma partida na estreia, e depois rescindiu com o clube. Parede atuou em 11 partidas, seguido de Alec, com 10, que passou a ser o homem de referência após as lesões de Gladiador.
Garantido na final por ter sido campeão da Taça Dionísio Filho, o Coritiba vai enfrentar Atlético-PR ou Londrina na decisão do Paranaense. Os dois times disputam o título da Taça Caio Júnior na quarta-feira, às 20h (de Brasília), na Arena da Baixada.

As finais do Paranaense estão marcadas para os dias 1º e 8 de abril. Caso o Tubarão conquiste o segundo turno, o primeiro jogo será em Londrina, já que o Coritiba teve melhor campanha na competição. Se o Atlético-PR for para a decisão, a primeira partida será no Couto Pereira.

Ataque devendo
O artilheiro do Coxa no estadual é Guilherme Parede, com três gols (Prudentópolis, Londrina e Rio Branco-PR), seguido de Alecsandro, com dois (União e Rio Branco-PR). Os atacantes Kleber e Evandro balançaram a rede somente uma vez. Outros jogadores que também marcaram foram o zagueiro Thalisson Kelven (Toledo e Rio Branco-PR) e o meia Kady (Foz e Cascavel).

A campanha
O Coxa tem a sexta melhor campanha na classificação geral do Campeonato Paranaense, com 14 pontos em 11 jogos, sendo quatro vitórias, dois empates e cinco derrotas, um aproveitamento de 42.4%. Vale lembrar que na semifinal o Coritiba empatou com o Foz em 1 a 1 (venceu nos pênaltis por 4 a 2) e venceu o Rio Branco-PR por 3 a 0 na final da Taça Dionísio Filho.

Resumo dos jogos disputados pelo elenco do Coritiba
  • Goleiros: Wilson (12) e Rafael Martins (1)
  • Laterais direito: César Benítez (8) e Marcos Moser (8)
  • Zagueiros: Werley (1), Thalisson Kelven (8), Romércio (9), Alex Alves (2), Alves Costa (3) e Walisson Maia (2)
  • Laterais esquerdo: William Matheus (7), Léo Andrade (5) e Vinícius Araújo (1)
  • Volantes: Júlio Rusch (11), Vitor Carvalho (6), João Paulo (9), Matheus Galdezani (4) e Simião (5)
  • Meias: Ruy (4), Thiago Lopes (10), Kady (8) e Matheus Bueno (2)
  • Atacantes: Alecsandro (10), Alvarenga (5), Iago Dias (9), Guilherme Parede (11), Léo Santos (1), Kleber (4), Evandro (6), Pablo (4) e Yan Sasse (6).

Comentários