Com Ligeirão Norte-Sul, ciclistas não poderão circular em trecho próximo à Praça do Japão, diz prefeitura

Nova linha de ônibus de Curitiba vai começar a circular no dia 28 de março, segundo a prefeitura. Trecho de proibição tem duas quadras.

As bicicletas serão proibidas de trafegar no trecho de duas quadras na Avenida Sete de Setembro como medida de segurança. 
A Prefeitura de Curitiba informou que a nova linha de ônibus, o Ligeirão Norte-Sul, começa a circular no dia 28 de março. Obras de adaptação, que geraram questionamento do Ministério Público do Paraná (MP-PR), estão sendo feitas no local após a Justiça negar o pedido de suspensão.
A superintendente de trânsito, Rosângela Batistella, explica que, como os ônibus vão dividir as ruas com os carros, as bicicletas serão proibidas de trafegar no trecho de duas quadras na Avenida Sete de Setembro como medida de segurança.
"[O ciclista] teria que desmontar da bicicleta e ir pela calçada como pedestre. A gente entende que naquele local, nessas duas quadras, onde fazia o compartilhamento, vai ficar perigoso", afirma.
Equipes da prefeitura trabalham na pintura, implantação de placas e pontos de acesso na praça e no entorno. Um semáforo com sensor para ônibus será instalado ao final da canaleta para facilitar o retorno à canaleta.
Antes da saída da canaleta, também será instalada uma faixa de pedestres elevada. Não haverá, segundo a prefeitura, embarque e desembarque de passageiros na praça.
A velocidade permitida no entorno do local vai variar entre 20 km/h e 30 km/h.

Ligeirão

O Ligeirão Norte-Sul vai circular entre o Terminal Santa Cândida até a Estação Bento Viana, com seis paradas. O novo ligeirão vai atender, conforme a prefeitura, 36 mil passageiros por dia.
A prefeitura explicou que a adequação geométrica é necessária para melhorar as condições do entorno.
Ainda segundo a administração municipal, o trecho de aproximadamente 11 quilômetros será feito em 20 minutos pelo Ligeirão Norte-Sul – metade do tempo atual. G1

Comentários