Volta às aulas terá abordagens e palestras educativas


Com a volta às aulas nas escolas municipais e estaduais na próxima segunda-feira (19/2), Curitiba terá uma série de atividades de conscientização para o trânsito aos estudantes e familiares. A programação, no período de 20 de fevereiro a 5 de março, será desenvolvida em todas as regionais da cidade e, para isso, foram mobilizados servidores de diversas instituições parceiras da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, como Detran Paraná, polícias Rodoviária Federal e Militar e Observatório Nacional de Segurança Viária.
“Com o envolvimento de várias instituições que atuam, cada uma na sua esfera, para combater os mesmos problemas, conseguimos obter maior efetividade nas ações”, defende o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel. Estimativas da Superintendência Municipal de Trânsito (Setran) calculam em aproximadamente 30% o acréscimo de veículos pela cidade nos horários de pico, com o término do período de férias. Em vias próximas a instituições de ensino, esse índice sobe para 40%.
As ações educativas estão programadas para escolas municipais e colégios estaduais e vão abranger dois públicos diferentes. Nas escolas municipais serão realizadas abordagens com os pais e responsáveis que levam as crianças até a unidade, para reforçar orientações quanto à forma correta de fazer o embarque e o desembarque e a importância de respeitar o limite de velocidade, por exemplo. “É muito comum vermos os pais diminuindo a velocidade nos arredores da escola do filho, mas, quando passam por outras instituições de ensino, não têm o mesmo cuidado e respeito ao limite indicado pelas placas de sinalização”, diz a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella.
Já nos colégios estaduais haverá palestras voltadas aos adolescentes que, muitas vezes, fazem o trajeto de ida e volta sem a supervisão dos pais. Entre os temas a serem abordados, a travessia segura em faixas de pedestres e o famoso empurra-empurra na frente dos colégios. “O uso de fone de ouvido e o manuseio do telefone celular são fatores que causam desatenção e podem provocar acidentes ao atravessar a rua, conforme já registrado”, acrescenta Battistella.
A escolha dos locais para as abordagens e palestras foi feita com base em problemas de trânsito e acidentes ocorridos anteriormente, de acordo com a Escola Pública de Trânsito (EPTran).

Grupo Trânsito Seguro
A Operação Volta às Aulas 2018 marca o início oficial das atividades do Grupo Trânsito Seguro, que reúne Setran, Detran, polícias e observatório. “Essas instituições parceiras já vinham, de maneira informal, fazendo ações conjuntas de educação para o trânsito. Agora, estamos efetivando um compromisso institucional para desenvolvermos ações permanentes em prol de um trânsito mais seguro”, afirma o diretor da EPTran, Ricardo Klinger.
O lançamento oficial do Grupo Trânsito Seguro será na segunda-feira (19/2), às 9h30, na sede do Detran, bairro Tarumã. Criado para trabalhar em um calendário conjunto de atividades educativas de trânsito, o grupo deve aumentar a capacidade de atendimento aos cidadãos em ações educativas de trânsito. (PMC)

Comentários