Técnicos do
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) apresentaram a
membros das comissões de Direito Ambiental e de Direito à Cidade OAB Paraná
detalhes da primeira etapa do Ligeirão Norte-Sul que vai ligar o Terminal Santa
Cândida à Estação Bento Viana transportando 36 mil passageiros por dia.
A reunião,
na noite de quinta-feira (22/02), na sede da OAB em Curitiba, se deu a
convite das Comissões da Ordem e foi seguida de debate com a participação do
coordenador do projeto no Ippuc, Mauro Magnabosco, da arquiteta Olga Prestes,
do setor de Transportes do Ippuc, da procuradora do município Viviane Machado e
do presidente do Conselho de Segurança (Conseg) do Batel, Acef Said.
“A OAB foi
demandada a avaliar a questão que envolve a mobilidade urbana e a Praça do
Japão. A reunião técnica das duas comissões é para subsidiar a OAB e
possibilitar a apresentação de argumentos das partes envolvidas”, disse o
presidente da Comissão de Direito Ambiental, Alaim Stefanello.
A presidente da Comissão de Direito à Cidade, Cintia Fernandes, ressaltou a
importância do diálogo para a obtenção de informações concretas sobre o
funcionamento da nova linha de transporte e o real impacto na região.
Coletividade
Magnabosco
apresentou o projeto destacando o benefício à coletividade e o investimento
feito pelo município em uma estrutura que está pronta há quatro anos sem
operar. “A Prefeitura tem a obrigação de dar retorno à população com o
funcionamento da primeira etapa do Ligeirão Norte-Sul para oferecer um serviço
melhor de transporte”, afirmou.
O arquiteto
do Ippuc lembrou ainda que a primeira fase da nova linha desde o Terminal Santa
Cândida à Praça do Japão teve recursos contemplados na Lei de Diretrizes
Orçamentárias (LDO) de 2012, precedida de audiências públicas nas
administrações regionais. Foram investidos R$ 16 milhões, nas obras de
desalinhamento de 32 estações-tubo que permitem ultrapassagem do biarticulado
no eixo das canaletas das avenidas Paraná, João Gualberto e Sete de
Setembro. A infraestrutura está pronta desde 2014 sem o funcionamento da linha.
Bento Viana
Dimensionada
para atender à demanda de passageiros do Ligeirão Norte-Sul, a Estação Bento
Viana será o ponto final para o desembarque e embarque. Ela tem 53,9 m² e
equivale à metade do tamanho da Estação Eufrásio Correia, a maior de todo o
eixo, enquanto uma estação convencional tem 18,9 m².
Para
retornar ao Terminal Santa Cândida, os ônibus do Ligeirão Norte-Sul contornarão
a Praça do Japão, vazios, e com velocidade reduzida, pelo traçado do antigo
sistema viário existente. Sem que haja interferência no perímetro original da
Praça do Japão, serão executadas correções geométricas e feitos dois acessos.
O presidente do Conseg do Batel, Acef Said, que representa o movimento
contrário à implantação da primeira fase da nova linha, apresentou a sugestão
de que os ônibus deveriam seguir vazios até o terminal do Portão, sem contornar
a Praça do Japão. “Se é provisório, por que o ônibus não vai até o Terminal do
Portão sem levar ninguém, faz o contorno e volta?”
A proposta é
inviável, segundo os técnicos do Ippuc, tanto pelo fato de não haver
infraestrutura de ultrapassagem, o que inviabilizaria a linha na sua proposta e
implicaria no prejuízo do funcionamento de toda a rede de transporte na ligação
com o sul, como pelo custo de remuneração pelo quilômetro rodado de ônibus
biarticulados vazios. (PMC)
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