Veículo de 1992 foi o primeiro da frota que já teve três carros desmanchados em 2017
Uma peça
fundamental da história do transporte público de Curitiba deve ser restaurada
em breve. A Viação São José autorizou o restauro do primeiro biarticulado da
cidade - sistema implantando na gestão do ex-prefeito Jaime Lerner em 1992 e
que foi adotado por outras cidades, como Bogotá, Cidade do México e Rio de
Janeiro. Com a decisão, evita-se que o ônibus tenha o mesmo destino de parte
dos 33 biarticulados da primeira frota, encaminhados para desmanche em agosto de 2017.
Chamado de
ED001, o ônibus poderá ser restaurado com a condição de não gerar nenhum custo
para a São José, empresa que adquiriu a Auto Viação Nossa Senhora do Carmo,
proprietária original do ônibus. Isso significa que todos os recursos para a
reforma terão de vir de doações ou parcerias.
Um dos
idealizadores da iniciativa, o engenheiro mecânico Eduardo Tows, gerente
corporativo da Viação Cidade Sorriso - empresa parceira da São José -, explica
que o trabalho de restauro será feito fora do horário de expediente. “Eu e mais
cinco pessoas estamos envolvidas neste projeto, que por enquanto é um embrião
sem prazo para ser concluído”, conta. Além do engenheiro mecânico, participarão
do restauro outro gerente de manuteção, um busólogo (estudioso de ônibus), um
motorista e o responsável pela operação de uma garagem.
O ED001 já
foi lavado e a equipe conseguiu fazer o motor funcionar. Mas ainda há muito
trabalho pela frente. “Precisamos rever a parte elétrica, trocar os pneus, o
óleo e várias peças, entre outras coisas”, lista Tows, que trabalha com ônibus
há 20 anos. Para os pneus e para o filtro de óleo, o engenheiro mecânico já
conseguiu o contato de algumas empresas que se mostraram dispostas a ajudar. Já
sobre a troca de peças, algumas puderam ser reaproveitadas de outros
biarticulados da mesma frota.
Uma das
contrapartidas que o gerente pensa em oferecer a organizações que se oferecerem
para ajudar é um bussdor - a exposição da marca da empresa no vidro traseiro do
veículo. “Esse adesivo ocuparia metade do vidro traseiro do ED001. Na outra
metade, penso em colocar fotos de todos que ajudaram com mão-de-obra”, sugere.
O plano é
que, depois de pronto, o carro seja exibido em alguns eventos. “Algumas ideias
seriam sair com ele enfeitado com luzinhas na época de Natal, e usá-lo em
eventos de lançamento de novos biarticulados”, exemplifica Tows.
Para visitas
do público, em uma espécie de museu, por enquanto não há nenhum plano, mas o
engenheiro levanta a possibilidade. Ainda assim, ressalta que o ED001 é um
acervo privado da empresa.
Para os
busólogos de Curitiba — estudiosos da história dos ônibus e apaixonados pelo
tema — a notícia da reforma é uma conquista. “Fiquei muito contente quando
soube. A comunidade de busólogos queria muito preservar o primeiro carro porque
ele foi protótipo, modelo de testes da montadora”, conta o busólogo Francisco
José Becker.
Empresas que
quiserem firmar parceria ou fazer doações para a reforma, podem entrar em
contato com o engenheiro pelo e-mail eduardotows@vcsorriso.com.br.
Cor prateada
Adquiridas
pela Auto Viação Nossa Senhora do Carmo, hoje falida, as primeiras unidades do
famoso busão tinham a cor prateada e capacidade para 280 passageiros. Foi
somente em 1995 que todos os carros foram pintados de vermelho, cor que ainda
permanece no ED001. “Eles eram prateados para seguir o padrão dos Ligeirinhos,
que já existiam naquela época. Mas decidiram mudar para vermelho para melhorar
a visibilidade, quando perceberam que os biarticulados acabavam se camuflando
na neblina e na paisagem urbana”, conta o busólogo.
Os carros da
primeira frota rodaram em Curitiba até 2002, quando foram aposentados e levados
para a garagem da Viação São José, que adquiriu parte da massa falida da Carmo.(Gazeta)

Parabéns primo Edu! Desejo muito sucesso neste projeto!!!
ResponderExcluir