Volvo inicia produção de novos biarticulados para Curitiba

Modelo biarticulado com carroceria Marcopolo modelo Viale já em circulação pela Expresso Azul, de Pinhais da Região Metropolitana
A Volvo deve entregar os ônibus de 28 metros de comprimento e capacidade para 270 passageiros cada, ainda em março, como já noticiou o Diário do Transporte, no último dia 27 de dezembro.
As 25 unidades fazem parte de um acordo entre empresas de ônibus, que amparadas em liminares judiciais não renovavam a frota de forma significativa desde 2013, e a prefeitura de Curitiba. Até 2020, serão 450 ônibus novos, de diversos portes.
O poder público realizou por determinação da Justiça em novembro um reajuste da tarifa-técnica, que é a remuneração que as viações recebem por passageiro transportado, e deve realizar outra correção em fevereiro. A administração Rafael Greca ainda se comprometeu a rever as projeções de demanda que influenciam no pagamento das empresas. Segundo as viações, como a demanda real foi menor que a projetada pela Urbs, a empresa da prefeitura que gerencia o sistema, o que receberam de remuneração não teria sido suficiente para cobrir todos os custos de operação com a remuneração prevista em contrato.
Diante dos compromissos assumidos pela administração Greca, as viações retiraram as ações na Justiça.
Mesmo com o reajuste da tarifa-técnica previsto para fevereiro, a prefeitura promete congelar em 2018 a tarifa paga pelo passageiro, que é de R$ 4,25.
Para isso, diz que vai usar um valor acumulado de R$ 47 milhões pela Urbs e eliminar linhas sobrepostas, além de remanejar horários, para diminuir os custos gerais do sistema de transportes. 
A Volvo diz que possui cerca de 700 biarticulados operando em todo o mundo. Somente em Curitiba são 155 unidades em operação até o momento.
Os novos ônibus serão do modelo B340M Gran Artic, com carroceria Marcopolo Viale BRT. A motorização continua no entreeixos (entre o primeiro e o segundo eixo).
A concorrente Scania tenta homologar para os padrões da cidade de Curitiba um novo biarticulado, modelo F360HA, com motor dianteiro. Desde novembro, é testado um ônibus com carroceria Caio Millenium BRT.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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