Após autorização da ANTT, começa
o lançamento das vigas gigantescas que fecharão o vão central do maior viaduto
em construção no Paraná. O Governo do Estado está investindo R$ 213,7 milhões
na principal ligação entre Curitiba, Pinhais e Piraquara.
Com 80% de execução, as obras de
duplicação e modernização da PR-415, conhecida também como Rodovia João
Leopoldo Jacomel, estão previstas para serem entregues até o final do primeiro
semestre de 2018. O prazo foi divulgado pelo secretário de Infraestrutura e
Logística, José Richa Filho, após fazer vistoria técnica no local, na manhã
desta segunda-feira (8). “Grande parte da obra já está liberada e o trânsito
está se beneficiando, pois onde eram duas pistas ficaram seis”, destacou.
O Governo do Paraná está
investindo R$ 213,7 milhões na principal ligação entre Curitiba, Pinhais e
Piraquara. É a maior obra rodoviária em andamento na Região Metropolitana de
Curitiba (RMC). Pela Rodovia João Leopoldo Jacomel circulam mais de 25 mil
veículos por dia. “Este conjunto de obras, que nos foi solicitado pelo
governador para atender a população da RMC, está trazendo conforto, segurança e
fluidez para quem trafega. Levei 15 minutos para ir e voltar do viaduto até o
Contorno Leste, em Piraquara. Antigamente levava-se uma hora para fazer esse
trecho”, comparou o secretário.
VIADUTO – Nesta semana, começam a
ser lançadas as 18 vigas que faltam para fechar o vão central do viaduto e seis
vigas da alça de acesso ao bairro, lateral ao viaduto. As vigas, que são as
maiores de todo o projeto e pesam 90 toneladas cada uma, serão colocadas
no vão central e dispostas sobre uma área de faixa de domínio da concessionária
da linha férrea que corta a rodovia, a Rumo. Na sequência, serão içadas com
guindastes as pré-lajes e, depois, será iniciada a preparação da laje para
concretagem.
Após negociações com a Rumo e a
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Departamento de Estradas
de Rodagem (DER-PR) recebeu no final de novembro de 2017 a licença do órgão
regulador federal para executar o serviço sobre a ferrovia. Quando o viaduto
ficar pronto, isolará a linha férrea que hoje atravessa a rodovia, eliminando
riscos de colisão entre veículos, pedestres e trens.
Com 200 metros de extensão e 26,5
de largura, o maior viaduto em construção no Paraná terá cinco faixas (duas no
sentido Curitiba e três no sentido Piraquara - uma será entrada para via
marginal do bairro Maria Antonieta) e acostamento. O projeto prevê ainda a
implantação de uma rotatória debaixo do viaduto.
FRENTES DE TRABALHO - São várias
frentes de trabalho simultâneas ao longo dos 14 quilômetros de extensão da
obra. Além das equipes que trabalham no viaduto, há operários executando
serviços de pavimentação, calçadas, ciclovias, muros de contenção,
terraplanagem e drenagem.
A trincheira no cruzamento da
PR-415 com a Rua Jacob Macanhan e a Avenida Camilo Di Lelis, em Pinhais, foi
concluída e liberada para o tráfego no segundo semestre de 2016. No trecho
duplicado também haverá passarelas e dois bolsões de retorno.
AEN
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