Novos ônibus BRT fabricados pela Marcopolo chegam a Maringá, e reajuste da tarifa pode ser liberado em breve

Prefeito Ulisses Maia, que já autorizara o reajuste da tarifa dos ônibus na cidade, condicionou a validação do novo valor à entrega de seis novos ônibus

Apenas dois dias depois da decisão do prefeito, a concessionária Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) demonstra já ter cumprido parte do exigido. Nesta quarta-feira (23) a empresa anunciou que recebeu os dois primeiros veículos nos moldes dos exigidos pela administração, denominados mega BRTs. A foto dos veículos ilustra esta matéria.
O nome mega BRT foi definido pela Prefeitura de Maringá para os novos veículos que circularão nos corredores exclusivos das avenidas Morangueira e Kakogawa.
A entrega dos dois ônibus deve levar o prefeito a liberar o reajuste da tarifa de R$ 3,40 para R$ 3,60 no cartão Passe Fácil – e de R$ 4 para R$ 4,20 no bilhete único.
A decisão do prefeito, que condicionou o reajuste de R$ 0,20 à entrega dos seis novos ônibus, alterou a previsão de que o novo valor da passagem entraria em vigor à zero hora de terça-feira (dia 23).
A tarifa em Maringá era para ter sido reajustada na database de 1º de junho. Desde essa data, segundo a prefeitura, o sistema de transporte coletivo recebeu melhorias, como a oferta de wi-fi e a confirmação da instalação de câmeras de segurança nos ônibus.
Dos seis novos veículos mega BRTs exigidos pela prefeitura, a TCCC afirma que os quatro restantes serão entregues pela empresa Marcopolo até esta sexta-feira (26). Um deles, inclusive, já saiu de Caxias do Sul, sede da fábrica, em direção à cidade paranaense. Anda segundo a TCCC, os três restantes sairiam da fábrica da Marcopolo nesta quarta-feira (24).
Os chamados ‘mega BRTs’ são mais modernos que os ônibus da frota atual, e circularão inicialmente nos corredores da Kakogawa e Morangueira. A ideia do prefeito é de que os novos ônibus sirvam de parâmetro para a substituição da frota atual.

Mais modernos, os ônibus tem 15 metros de comprimento com capacidade para 150 passageiros – o dobro dos convencionais – suspensão a ar e mais agilidade com um motor de 310 cavalos, 100 a mais do que a média dos veículos atuais.
A informação está no site da prefeitura de Maringá, que descreve os novos veículos:
“O visual dos ônibus também deve chamar a atenção, ao não se confundir com a frota atual pela cor, de tons claro, e um grande elemento decorativo nas laterais: folhas do ingazeiro, árvore que remete ao nome de Maringá e com forte ligação com sua história. A geometria dos detalhes das folhas também ressaltam a mobilidade. O design moderno da carroceria, especialmente a dianteira do veículo, lembra a de um “trem-bala”. A ampliação dos vidros também assegura um transporte mais confortável para os passageiros”.
Enquanto os novos ônibus chegam à cidade, o BRT da Kakogawa e Morangueira ainda não está concluído. A inauguração estava prevista para o fim do ano passado.
O sistema BRT inclui as faixas exclusivas de ônibus e três terminais em rotatórias, que ainda necessitam de ajustes finais. A liberação da obra depende de sinal verde da Caixa Econômica Federal, que financia o projeto.


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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