Ligeirão Norte-Sul passa a operar em março

O projeto do Ligeirão Norte-Sul vai, enfim, sair do papel depois de quase sete anos.
A linha semi-direta entre o terminal do Santa Cândida e a praça do Japão  começou a ser estabelecida em 2011, quando as estações-tubo passaram por desalinhamento na Sete de Setembro, João Gualberto e na Avenida Paraná para que as canaletas acomodassem também a operação do ligeirão, em paralelo ao biarticulado.
Apesar de as intervenções para garantir a circulação de mais essa linha estarem prontas há anos, só agora os coletivos vão começar a rodar.
Segundo o secretário de governo e presidente em exercício do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, o chamado BRT Norte Sul deve estar disponível a os passageiros até o aniversário da cidade, em março.
Os coletivos que vão atender o trecho são aqueles acordados com as empresas do transporte para renovação da frota.
Quando o projeto começou a provocar alterações na região do Batel, na gestão de Luciano Ducci, moradores chegaram a fazer mobilizações contra o traçado previsto, que provocaria mudanças na praça do Japão. Mas o secretário de Greca garante a circulação dos coletivos será feita sem novos impactos na região.
Nesse momento o Ligeirão Norte Sul encerrará o trajeto na estação-tubo Bento Vianna, poucos metros distante da praça do Japão, mas a prefeitura está elaborando projetos de expansão até o terminal do Capão Raso.
Os recursos para isso ainda precisam ser levantados junto ao Ministério das Cidades, mas, segundo o secretário Luiz Fernando Jamur, se for possível licitar as obras ainda este ano os desalinhamentos e demais intervenções na República Argentina  podem estar prontos até o final de 2019.



CBN

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