O projeto do Ligeirão Norte-Sul
vai, enfim, sair do papel depois de quase sete anos.
A linha semi-direta entre o
terminal do Santa Cândida e a praça do Japão começou a ser estabelecida
em 2011, quando as estações-tubo passaram por desalinhamento na Sete de
Setembro, João Gualberto e na Avenida Paraná para que as canaletas acomodassem
também a operação do ligeirão, em paralelo ao biarticulado.
Apesar de as intervenções para
garantir a circulação de mais essa linha estarem prontas há anos, só agora os
coletivos vão começar a rodar.
Segundo o secretário de governo e
presidente em exercício do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, o chamado BRT Norte Sul
deve estar disponível a os passageiros até o aniversário da cidade, em março.
Os coletivos que vão atender o
trecho são aqueles acordados com as empresas do transporte para renovação da
frota.
Quando o projeto começou a
provocar alterações na região do Batel, na gestão de Luciano Ducci, moradores
chegaram a fazer mobilizações contra o traçado previsto, que provocaria
mudanças na praça do Japão. Mas o secretário de Greca garante a circulação dos
coletivos será feita sem novos impactos na região.
Nesse momento o Ligeirão Norte
Sul encerrará o trajeto na estação-tubo Bento Vianna, poucos metros distante da
praça do Japão, mas a prefeitura está elaborando projetos de expansão até o
terminal do Capão Raso.
Os recursos para isso ainda
precisam ser levantados junto ao Ministério das Cidades, mas, segundo o
secretário Luiz Fernando Jamur, se for possível licitar as obras ainda este ano
os desalinhamentos e demais intervenções na República Argentina podem
estar prontos até o final de 2019.
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