O contrato foi assinado pelo
governador Beto Richa nesta quarta-feira (20), na sede do BID, em Brasília.
Será executado um programa de obras de infraestrutura no valor R$ 1,4 bilhão,
dos quais R$ 770 milhões financiados pela instituição internacional.
O governador Beto Richa assinou
nesta quarta-feira (20), em Brasília, o contrato com o Banco Interamericano de
Desenvolvimento (BID) para o financiamento de parte do Programa Estratégico de
Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná. No total, o volume de
obras é de R$ 1,4 bilhão (US$ 435 milhões). O contrato também foi assinado pelo
repreentande do BID no Brasil, Hugo Flórez Timoran.
Com a operação de crédito, o
Estado captou R$ 770 milhões (US$ 235 milhões) junto ao BID. Para realizar as
obras programadas, o governo aportará outros R$ 660 milhões (US$ 200 milhões).
“O recurso será aplicado em um amplo programa de obras de infraestrutura,
incluindo pavimentação de estradas em municípios que ainda não têm ligação
asfáltica com rodovias estaduais”, disse o governador.
Um destes municípios é Mato Rico,
na região Central do Paraná. O prefeito Marcel Mendes acompanhou o
governador a Brasília para a assinatura do contrato. A licitação para a obra de
pavimentação da PR-239, que liga Mato Rico a Pitanga, foi autorizada pelo
governador na última terça-feira (19).
AVAL – A assinatura do contrato
entre o Governo do Paraná e o BID acontece após o ministro da Fazenda, Henrique
Meirelles, ter autorizado a União a conceder garantia para a contratação da
operação de crédito.
O despacho do ministro, publicado
no Diário Oficial da União de terça-feira (19), cita os pareceres favoráveis da
Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e da Procuradoria-Geral da Fazenda
Nacional PGFN). A operação de crédito já havia sido aprovada pelo Senado no
último dia 6 de dezembro.
“Houve um esforço grande do
Estado com o ajuste fiscal, que resultou em uma boa classificação na nossa
avaliação econômica e propiciou que pudéssemos alavancar recursos em operações
de crédito”, comenta o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa. Ele cita
outras operações assinadas em 2017, uma com o BID, para investimentos em
segurança, e outra com o Banco do Brasil, para obras em estradas.
OBRAS - Do total de investimentos
previstos no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes,
85% serão destinados a obras civis, principalmente em estradas. A outra parte
dos recursos está reservada para o plano rodoviário do Estado, para estudos e
projetos de engenharia, planos aeroviários regionais e centros logísticos, além
de desapropriações de áreas para a realização de obras.
Entre os objetivos do programa
estão as ligações de cidades que ainda não têm acesso asfaltado à malha
rodoviária do Estado. Além de Mato Rico, é também o caso de Coronel Domingos
Soares, no Sudoeste do Paraná. A PR-912, que chega ao município, será
pavimentada a partir do entroncamento com a PR-449, em Palmas. A estimativa de
investimento na obra de 28 quilômetros é de R$ 74 milhões.
Também está incluído no programa
a pavimentação da PR-364, entre Irati e São Mateus do Sul, no Centro-Sul. A
obra de 47,7 quilômetros está orçada em R$ 140 milhões. Outros dois trechos de
estradas estaduais também ganharão asfalto: a PR-691, entre Porto Rico e Porto
São José - conhecida como Estrada Beira Rio -, na região Noroeste do Estado, e
a PR-090, nos Campos Gerais, que vai facilitar o acesso ao Contorno de Castro.
Na Região Metropolitana de
Curitiba está prevista a ampliação da capacidade da Rodovia da Uva, entre
Curitiba e Colombo, com a construção de três faixas em cada sentido, em um
trajeto de 3,8 quilômetros. Passam atualmente pela rodovia mais de 22 mil
veículos por dia, sendo quase 4 mil caminhões. Outra obra importante prevista
no programa, também na região da capital, é a melhoria da PR-092, entre
Curitiba e Almirante Tamandaré.
AEN
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